Wednesday, September 13, 2006

ENCHENDO A PANÇA

COMIDAS TÍPICAS


A Terra das palmeiras tem uma culinária deliciosa. Diga-se de passagem, muito exótica também. Só em lembrar dá uma saudade da comida da minha mãe. Você pode experimentar os pratos típicos , como o arroz de cuxá e a torta de camarão ou caranguejo.


É Caracterizada pela cultura afro-indígenas e portugueses que tornaram a culinária maranhense saborosa e colorida. O cardápio é recheado de peixes, camarões, moluscos e mariscos que podem ser servidos das mais diversas formas. Nas praias é indispensável a pescada em postas fritas, o caranguejo cozido e quebrado na hora ou na casquinha acompanhado de arroz de toucinho.


Os portugueses deixaram uma farta variedade de ensopados, guisados e os cozidos, aos quais foram acrescidos quiabo, jerimum, batata-doce, cará, inhame, macaxeira e outros componentes conhecidos por negros e índios, que dão sabor e cor especiais à comida.

BEBIDAS

Se você tomar os sucos de bacuri, buriti, abricó, murici, jaca fica viciado. Para completar um festival gastronômico, beba até cair com os diversos tipos de licores artesanais feitos de frutas típicas: como a tiquira, aguardente que apresenta um belíssimo tom azul e é feita de mandioca, a catuaba e as cachacinhas da terra que.


Se você mora no Rio de Janeiro,dá uma passada na Feira de São Cristóvão e conheça a barraca do maranhão, e encha a pança!

No comments: