Saturday, March 18, 2006

CULTURA E TRADIÇOES



São Luis é de uma Ilha cercada de lendas, expressões e fascinantes e de uma cultura invejável. Nessa postagem vou falar um pouco das nossa cultura e tradiçoes.
FESTAS JUNINAS

A uma festa junina é a mais tradicional de todas: Têm fogueira, bandeirinhas, comidas típicas e sua grande estrela, o bumba-meu-boi. Os organizadores do bois começam os preparativos depois das festa de fim de ano, cada ano, eles vêm com uma história para contar. preparam os enfeites, enredos, músicas e coreografias.

"A festa do Bumba Meu Boi constitui uma espécie de ópera popular. Basicamente, a história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Esse boi, que inclusive sabe dançar, é roubado por Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O fazendeiro manda os vaqueiros e os índios procurarem o boi. Quando o encontram, ele está doente, e os pajés são chamados para curá-lo. Depois de muitas tentativas, o boi finalmente é curado, e o fazendeiro, ao saber do motivo do roubo, perdoa Pai Chico e Catirina, encerrando a representação com uma grande festa."

A tradição do bumba-meu-boi faz parte do calendário escolar, as férias do primeiro semestre são declaradas com a festa de encerramento na qual os alunos apresentam: o bumba-meu-boi e outras danças folclóricas .O Folclore maranhense é aprendido desde o Jardim ou Pré-escolar.

No Dia de São Marçal, 30 de junho, encerram-se as apresentações juninas. Acontece no Bairro do João Paulo, o encontro de Bois de Matracas(É um tipo de sotaque).O que é sotaque do boi? é a variedade de instrumentos musicais e ritmos para entoar os bois.Vou citar alguns que lembro: Matraca, Orquestra, Zabumba e Pandeirão.

Ao longo do anos acontecem a morte o Bois, regada a churrasco e cachaça. Cada município tem o seu Boi com o sotaque escolhido pelos organizadores. Na capital, alguns bairros, os mais tradicionais tem o seu. Os bois têm seus fãs e adimiradores, assim como time de futebol e Escolas de samba.

No comments: